top of page
Ensino de Língua Portuguesa (12).png

A prova de redação

Seu guia para as provas de redação do Exército Brasileiro. Aqui, você encontrará recursos valiosos para se preparar e ter sucesso nas avaliações de redação. Nossa missão é fornecer orientações, exemplos de redações anteriores, dicas de escrita e informações essenciais para que você esteja pronto para enfrentar esse desafio com confiança. 

Design sem nome (68).png

Principais características
As provas de redação do Exército têm como propósito verificar o conhecimento do candidato a respeito do tema e a sua capacidade de expressão escrita de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa, ou seja, a banca quer
saber se o candidato tem conhecimento suficiente para discutir o tema proposto e se ele consegue fazer isso respeitando as regras da norma padrão da Língua Portuguesa.

O gênero textual
O texto deverá ser escrito em prosa e obedecer ao gênero dissertativo-argumentativo. Ser em prosa significa que não é permitido o uso de versos, tópicos, diálogos ou desenhos no espaço destinado ao texto final, ou seja, na folha oficial de redação. Quanto ao gênero, a redação deverá seguir a estrutura dissertativa tradicional com introdução, desenvolvimento e conclusão (veremos cada uma dessas partes detalhadamente nos próximos capítulos). Ao longo do texto, é essencial que o candidato apresente e defenda um ponto de vista a respeito do tema, utilizando argumentos consistentes e bem fundamentados.

Imagens Blog (15).png

A proposta
O tema da redação parte sempre de um assunto relevante da atualidade. Antes da apresentação do tema, há de um a quatro textos motivadores que buscam contribuir para a compreensão do contexto temático da proposta e direcionar o aluno no desenvolvimento dos caminhos esperados pela banca. Esses textos podem ser verbais, não verbais ou mistos, como charges, tirinhas, ícones, símbolos, gráficos, entre outros presentes em nosso cotidiano.

Título e limites
Sua redação deverá obedecer ao limite mínimo de 25 (vinte e cinco) linhas completas e não ultrapassar o limite máximo de 30 (trinta) linhas, ainda, o edital penaliza redações de acordo com o número de linhas.

Outra informação importante é a de que a banca exige a presença de um título, ou seja, o candidato deve elaborar um título para sua redação para não ter prejuízo em sua nota final.
Ademais, uma dúvida frequente entre os alunos é sobre a obrigatoriedade de usar letra cursiva: é permitido usar letra de forma, no entanto as letras maiúsculas precisam estar bem diferenciadas para que o corretor de sua redação veja que você sabe diferenciar os substantivos próprios dos comuns.

Critérios de avaliação e sistema de pontos
A grade de correção da prova de redação do exército para a admissão nos concursos é dividida em quatro partes, a saber: Tema, Linguagem, Apresentação e Gramática, além da penalidade por números de linhas faltantes ou excedidos, de
acordo com a tabela já analisada. Veja um pouco mais sobre os critérios de correção a seguir:

Tema
É a colocação do título, a correta interpretação do tema central, a capacidade de reflexão e abstração, o não tangenciar, desviar ou fugir do tema, ainda que parcialmente, a estrutura dissertativa canônica, com introdução, desenvolvimento e conclusão, em que não haja características de relato puro por recorrência ou predominância de verbos no pretérito. Na introdução, deve haver a apresentação do assunto geral, a delimitação do tema e o posicionamento claro do candidato. No desenvolvimento, deve ocorrer a abordagem do tema, a apresentação de, no mínimo, duas ideias-forças e o aprofundamento necessário para alicerçar cada uma delas, havendo a clara feição persuasiva, o nível de conhecimento sobre o tema e a maturidade das ideias apresentadas. Na conclusão, deve haver a retomada e a ratificação do posicionamento do candidato acerca do tema proposto e a elaboração do fecho.

Linguagem
É a coerência a coesão textual a clareza, a concisão, a precisão, a naturalidade, a originalidade, a estilística (estruturação frasal adequada ao texto dissertativo, com períodos gramaticalmente íntegros) e a impessoalidade. Haverá penalizações para: prolixidade e/ou repetição viciosa, interlocução explícita com o leitor (a exemplos de aconselhamentos, do emprego de verbos no modo imperativo e do pronome de tratamento “você”), apelo à emoção, coloquialismos, gírias e marcas de oralidade, clichês, omissão de ideias de transição lógica, raciocínios falaciosos, analogias e citações despropositadas (por exemplo, pensadores, textos e obras de arte desconectados da proposta).

 

Apresentação
Sem rasuras, com o emprego de letra padrão da Língua, com capricho e marginação adequada.

Gramática
Fiel cumprimento das regras gramaticais, de acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa.

Observações relativas às alíneas

b. Linguagem e d. Gramática: a penalização será de 3,0 (três) pontos por erro; a penalização máxima atribuída à soma dos erros será de 60,0 (sessenta) pontos;

as penalizações serão assinaladas por linha; os erros no título serão assinalados na linha “0” (zero);

e erros de gramática que infrinjam a mesma regra gramatical, em situações idênticas, serão penalizados apenas uma vez.

Atribuição de nota zero
Será atribuída a nota 0,0 (zero vírgula zero) à redação que apresentar:
● fuga total do tema;
● modalidade diferente da proposta;
● texto ilegível; linguagem ou texto incompreensível;
● texto em forma de poema;
● texto com menos de 17 ou mais de 38 linhas.;
● e/ou reprodução literal de trecho(s) dos textos de apoio.


A marcação da Redação, ainda que no verso da folha, com o nome do candidato, seu número de inscrição ou qualquer outro tipo de sinal, intencional ou não, que possibilite a identificação do candidato pela Banca de correção implicará
a eliminação sumária do candidato do Concurso de Admissão.

Correções

Nossas correções são detalhadas e de acordo com a banca.

Temos pacotes com 2, 4 e 10 correções detalhadas, com comentários sobre os pontos negativos e positivos do seu texto.

bottom of page